27 de setembro de 2010

Comprar para alugar: como avaliar o melhor imóvel?

Investir em imóveis para a locação sempre foi tendência bastante escolhida para quem busca garantir algum tipo de renda futura.

As novas alterações na Lei do Inquilinato em 2010 tornaram esse negócio ainda mais vantajoso e seguro para o proprietário deixando-os muito mais protegidos contra a inadimplência.

Ainda assim muitas variantes devem ser avaliadas quando se quer apostar num investimento considerável para a compra de um imóvel para esse fim, visto que um imóvel encalhado é sinônimo de perda de investimento.

A má escolha do interessado aliada a pouca experiência e tato do profissional da área imobiliária pode causar transtornos de dimensões dantescas para o proprietário. Afinal, imóvel sem inquilino significa gastos com manutenção, IPTU, condomínio. Multiplique o prejuízo pelos meses que esse bem permaneceria desocupado?! Péssimas previsões para quem não refletiu com bastante cautela.

Entretanto é possível se livrar da maré de má sorte e obter excelentes resultados na locação com algumas dicas infalíveis para você avaliar um bom negócio.
Inicialmente a assessoria imobiliária competente confere segurança e tranquilidade na realização de bons negócios.

A localização é um fator muito importante para quem procura alugar uma cassa ou apartamento. Aposte em regiões que estejam em crescimento e que possuam infraestrutura de comércio, transporte, escolas, postos de saúde. Quem procura moradia analisa com cuidado esses critérios antes de escolher definitivamente a que vai locar. Se o imóvel que você procura investir está localizado nessas regiões, a possibilidade é muito boa de valorização e de rápida locação.

Imóveis próximos às universidades também não ficam muito tempo na fila da locação, pois muitos estudantes vindos de outras cidades têm como critério de escolha a proximidade com a faculdade para não precisar desembolsar dinheiro com transporte pessoal ou coletivo.
Ainda que haja muitas facilidades atualmente de financiamentos para imóveis de menor valor, investir em apartamentos pequenos com até dois dormitórios é sinônimo de imóvel sempre ocupado. É vantajosa a relação entre custo-benefício para quem quer locar.

A manutenção do imóvel também é fundamental. Pintura nova, jardim sempre limpo e bem cuidado e revestimentos com boa aparência são atrativos que agradam os olhares do locatário.

A cultura do bairro também é fator que muito influencia na decisão. Bairro com altos índices de violência podem depreciar o valor do bem. Bairros residenciais com pouca badalação noturna atraem idosos e famílias. Porém a juventude também se anima quando se trata de um imóvel localizado próximo a boas opções de lazer como bares, restaurantes, teatros e shoppings.

Enfim, muita gente procura imóvel para locar. Cada cliente possui um perfil, cultura, visão de mundo que abrem um leque infinito para diversas oportunidades, porém as boas condições de moradia e manutenção ainda são critérios imprescindíveis para a escolha, pois, para quem vai morar, sentir um pouco da própria identidade é fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário